Três burros caminhavam pelo bosque quando encontraram um rio. “Como vamos conseguir atravessar para o outro lado?”, exclamou nervoso um deles.
Resolveram procurar uma ponte. Aceleraram todos, em direções opostas, até um deles avistar uma velha ponte.
Parecia frágil. Os burros decidiram testá-la. Num meticuloso trabalho de equipa, empurraram uma pedra sobre a ponte e ela desabou.
Exultaram por terem escapado de tamanha catástrofe. Qual seria a alternativa?
Decidiram pensar “fora da caixa”. Após horas de acalorado debate, concluíram que seria preciso construir uma barragem para controlar a força da corrente.
Para o conseguirem, teriam de contar com a ajuda de outros animais especializados – os castores, o que não seria problema, já que tinham uma excelente relação de outras empreitadas.
Já estava a barragem a meio quando por ali passou um burro velho que estranhou tamanha agitação nos seus congéneres…
Após ser detalhadamente contextualizado sobre o exigente desígnio rematou em jeito de suspiro: “Afinal porque querem tanto atravessar o rio?”. O silêncio assolou-os de forma constrangedora!
Esta fábula demonstra bem coisas que se passam tantas vezes nas empresas que acompanhámos. Quantas vezes não andamos agastados com problemas e soluções complexas cuja causa-raíz e propósito se perderam no tempo?
Na 2Venture não dispomos de todas as respostas mas temos muito orgulho em fazer, consistentemente, excelentes perguntas.
Até porque a melhor resposta começa sempre em fazer a pergunta certa!❓🎯
Desde que no timing adequado… Caso contrário, arriscamos ficar tão atónitos como os burros…🐴 💡