Dizer adeus é sempre desconfortável mas ser abandonado pode ser muito “doloroso”.
Talvez seja por isso que grande parte das empresas tenda a investir mais na recuperação de clientes do que no desenvolvimento e retenção de clientes de maior potencial.
Na vida e na Gestão, ninguém quer levar uma tampa! Há negócios com churn tão elevado que têm de ser geridos numa lógica de “leaking bucket”.
Trocando por miúdos » sai cliente, (re)entra cliente. No entanto, os clientes não são todos iguais e ignorar esse facto, pode revelar-se um erro crasso!
Há clientes que valem, objetivamente, mais e têm maior potencial, para não falar da diferente propensão que cada um tem à mudança/abandono.
Para quê desesperadamente continuar a investir em clientes que nos vão trocar logo à primeira oportunidade?
Os recursos são escassos e, geralmente, há sempre um custo de oportunidade!
Pior: O excessivo foco em recuperar maus clientes, pode estar a custar ou motivar a perda de outros mais valiosos…
Os clientes têm de ser geridos e não perseguidos!
Saibamos dizer adeus, deixando sempre a porta aberta a um possível regresso sem mágoa mas sem nos distrairmos do mais importante:
Amor com amor se paga€