Gestão de Preço2venture -

Há alguns anos atrás, estava eu em plena viagem de curso, “curtindo” tranquilamente as ruas de Porto Seguro, vi um jovem a moldar flores com folhas de bananeira. Cativou-me a forma graciosa como o fazia e logo decidi fazer um agrado à minha namorada. Perguntei o preço, preparando os meus argumentos de negociação. Recordo-me perfeitamente da sua resposta: “Arte não tem preço moço! Pague o que achar justo.”

Não me recordo de quanto paguei mas foi bem mais do que idealizara.

Todos sabemos que pricing adequado é requisito para o sucesso de uma marca ou empresa. O nível de agressividade em que algumas indústrias estão imersas, tornam qualquer erro de posicionamento altamente penoso, com potenciais consequências dramáticas tanto para fluxo de caixa como até para a sua sustentabilidade de longo prazo.

No entanto, Valor é bem distinto de preço. Preço remete para métrica de custos (fixos e variáveis) e também para índex vs concorrência.

Por outro lado, Valor é um saldo que o cliente extrai, a cada momento. É fácil mimetizar um preço. E entregar o mesmo nível de valor?

É por isso que temos sempre de estar focados em maximizar Valor e não em minimizar Preço! https://lnkd.in/dSqWxhd