O poder da relevância2venture -

A capacidade de aprender mais rápido do que os concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável” – Arie de Geus.

Ao nível pessoal, o mais importante é ter a perspetiva de longo prazo. Afinal teremos de nos manter relevantes num mundo cada vez mais automatizado e competitivo em que a AI assumirá as funções e tarefas mais triviais.

https://lnkd.in/dytYDm7

Em termos corporativos é mais complexo e exigente. É necessário investimento organizacional em aculturação e novas ferramentas. Errar tem de deixar de ser um estigma e passar a ser aceite como um custo de aprendizagem. No entanto, paralelamente é necessário cimentar uma cultura de responsabilização que fomente e garanta uma efetiva e rápida aprendizagem.

O erro é natural mas não desejável! Por outro lado, deve promover-se a criação de um banco de conhecimento.

Cada projeto e iniciativa têm de ser avaliados, trazendo uma perspetiva sobre o que funcionou ou não e porquê. A todo momento deve fazer-se benchmark da concorrência e uma procura de melhoria contínua operacional.

Fazer mais e melhor a cada dia, por menos, é uma Missão que deve ser transversal a todas as equipas e empresas.

 

foto: Aaron Burden | Unsplash