Os caminhos da Internacionalização2venture -

De desígnio nacional a desafio interno das empresas, a internacionalização é cada vez mais o caminho de crescimento da maior parte do tecido empresarial português. Mas a internacionalização tem vários caminhos que exigem diferentes níveis de compromisso das empresas tanto a nível financeiro como de recursos humanos.

A internacionalização tem uma linguagem e siglas próprias que podem assustar aqueles que olham para este caminho pela primeira vez.

Se para as empresas que adotam estratégias de presença física e directa em mercados internacionais, temas como a dupla tributação, os impactos cambiais ou os preços de transferência tornam-se o novo quotidiano. Infelizmente as limitações de capital da maioria do tecido empresarial português leva à adoção de estratégias mais cautelosas. Ainda assim surge na empresa uma nova língua cheia de siglas e conceitos.

Das LC (cartas de crédito como meio de pagamento preferencial), às BL’s (documento de transporte por via marítima), AWB (documento de transporte por via aérea), CIF (quando o valor de venda inclui o seguro e o frete de transporte), FOB (quando o preço de venda e a responsabilidade do vendedor cessa quando a carga está em cima do navio) são apenas alguns dos exemplos de uma linguagem própria associada à venda de produtos ao estrangeiro.

Já a escolha do destino dos nossos esforços é impactado não só por questões culturais da empresa como dos mercados de destino, pelas formas e formalismos para fazer negócios, por barreiras fiscais e logísticas ou ainda pela dificuldade de encontrar as contrapartes que nos deixam confortáveis.

Contudo os horizontes que se abrem quando as nossas empresas encontram o mundo lá fora tem benefícios múltiplos. Para além do natural crescimento das vendas e rentabilidades, a exposição a mercados mais exigentes, ou a criação de uma cultura interna mais alinhada com a visão dos empresários.

Tal como nós enquanto indivíduos saímos da nossa zona de conforto e decidimos ser empresários, o caminho da internacionalização é o desafio que as empresas devem procurar abraçar com o objetivo de ser mais e melhor.

 

foto: Kyle Glenn | Unsplash