Obliquidade2venture -

Vivemos num mundo VUCA – Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity

Por mais estranho que possa parecer, ultrapassar um obstáculo físico ou cultural, ganhar batalhas decisivas ou atingir objetivos comerciais e corporativos pode ser mais fácil, se abordados de forma não linear.

Em situações complexas e ambíguas, terrenos irregulares e com diversos interlocutores e decisores, a obliquidade é, na maioria das vezes, a melhor solução. A primeira vez que contactei com esta fórmula foi através do livro de John Kay – Obliquidade.

Já a testei em diversos projetos e funciona. A sua evidência empírica é evidente.

Quanto mais publicidade realizada, mais exigentes os clientes se tornam na experiência de compra. Quantos mais limites ao alcance orgânico de redes sociais, menor motivação para produzir conteúdo.

Quanto mais se diz “não vão por aí”, mais legitimação dessa opção» Efeito do underdog – Por exemplo, patente com a eleição de Bolsonaro no Brasil.

Quanto maior esforço e insistência na concretização da venda, menor credibilidade associada.

Quanto mais consolidados os processos e empresas, menos ágeis e diferenciados eles se tornam.

Quanto o maior foco no hoje, menor relevância amanhã.