O Surf da Gestão2venture -

Recentemente numa visita a um cliente, passámos à beira-mar e tivemos  oportunidade de observar com alguma atenção um surfista que esperava pacientemente pela próxima onda.

Comentámos, algo invejosos, a elegância com que cavalgou a onda recém-chegada, demonstrando uma perícia e resistência ímpares.

Também os bons gestores surfam as ondas do mercado. O timing é soberano. Se hesitarem, serão arrastados até à praia e se agirem precocemente, não vão a lado nenhum…

Mas primeiramente, há que estar na “praia certa”. Isso implica saber-se ler e interpretar as previsões meteorológicas e as cartas dos ventos e marés. Confiar na sorte ou esperar boa aventurança, terá pouca probabilidade de sucesso!

A verdade é que todos os negócios surfam uma qualquer onda que, mais cedo ou mais tarde, se desvanecerá, qual espuma na areia.

Se nos mantivermos enraizados numa determinada fórmula, autistas ao contexto, corremos o risco de levar uma tareia do tsunami da mudança ou desperdiçarmos tempo precioso num mercado “flat” de oportunidades.

A única “chave” do sucesso sustentável é mantermo-nos e às nossas equipas adaptáveis e atentos à próxima grande onda!

O melhor é irem buscar a prancha porque a próxima onda já passou bem a linha do horizonte…