Um passo atrás: afinal o que é Cultura Organizacional?
Não existe uma definição científica suficientemente abrangente mas arriscaria que se tratam dos Valores; Crenças; Conceptualizações e Normas (formais ou não) partilhadas e enraízadas numa organização e nas suas pessoas.
Num processo de gestão de mudança ou de revisão de processos é fulcral manter e cultivar um mindset alinhado e partilhado; ter uma linguagem comum; um sentido de pertença e de co-responsabilidade que potencie capacidades e canalize ambições individuais em prol do bem comum, ao invés de gerar disputas pessoais ou bloqueios.
A gestão deste ponto é tão mais importante quanto maior for a organização mas não pode ser ignorada até pelas organizações em fase de “gestação”.
A cultura organizacional é, certamente, um fator determinante de competitividade e questão crítica para o potencial e sustentabilidade de qualquer organização.
A todo o momento, urge moldar e adaptar a cultura organizacional aos objetivos e à estratégia de longo prazo!
A cultura empresarial não se escreve nas paredes em cartazes pomposos nas zonas comuns.
Antes materializa-se em cada gesto, a cada contratação ou saída de empresa, em cada comportamento que motivamos mas que também toleramos nas nossas portas e projetos.
Ignorar esta evidência é crime lesa-pátria, sem perdão. Não digam que não avisamos!